OBRAS PROMETEM QUINTUPLICAR CAPACIDADE DE BOMBEAMENTO DE ESGOTO

NOTÍCIAS

A Estação Elevatória de Esgoto Indonésia (que é a principal estação de bombeamento de esgoto de Jundiapeba) passa por obras de modernização e readequações estruturais. Os serviços tiveram início recentemente e prometem quintuplicar a capacidade de bombeamento de esgoto, passando dos atuais 50 litros por segundo para 272 litros. O investimento total, incluindo a construção de rede de recalque e muro de gabião, é de cerca de R$ 4,3 milhões.

APÓS AMPLIAÇÃO DA REDE DE ESGOTO, RUAS AINDA DE TERRA DEVERÃO SER PAVIMENTADAS

O prefeito Marcus Melo (PSDB) e o diretor-geral do Serviços Municipais de Águas e Esgotos (Semae), Glauco Luiz Silva, visitaram ontem (9) a estação elevatória. “O melhor de tudo isso é que depois das obras de esgoto, vamos dar início à pavimentação das ruas beneficiadas com a rede. Jundiapeba ainda tem muitas vias de terra. O asfalto e a rede de esgoto vão melhorar muito qualidade de vida, trazer mais conforto e dignidade para os moradores”, salientou Marcus Melo.
As obras de esgotamento sanitário que estão sendo promovidas em Jundiapeba e na Nova Jundiapeba se encontram em fase inicial e incluem a construção de uma estação elevatória, 15 quilômetros de redes, 1.760 metros de coletor-tronco e 1.240 metros de linha de recalque (bombeamento). Estão sendo investidos R$ 9,5 milhões, provenientes de recursos do Governo Federal.

Prefeito Marcus Melo esteve em visita às obras da estação elevatória em Jundiapeba

FIM DOS ENTUPIMENTOS?

Está prevista a instalação de um triturador para evitar que materiais sólidos lançados na rede comprometam a operação, eliminando o lixo e partículas que poderiam interferir no funcionamento das bombas. As partículas são os materiais jogados de forma irregular no sistema de esgoto, que na grande maioria dos casos são as causadoras dos constantes entupimentos da rede geral com equipes responsáveis pela manutenção da rede tendo que retirar das tubulações detritos como gordura solidificada, pedaços de madeira e de colchão, entre outros. São materiais que jamais poderiam estar na tubulação de esgoto. O triturador é também uma alternativa à grade de retenção que tem de ser limpa constantemente para retirada de resíduos.

FIM DOS ENTUPIMENTOS? A expectativa é que, uma vez ampliada a capacidade de bombeamento dos detritos, os entupimentos em Jundiapeba sejam ao menos minimizados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *