Episódio aconteceu na tarde ontem (13) dentro do condomínio Jundiapeba 4. Imagens enviadas por seguidores da página registraram confronto entre agentes da Guarda Civil Metropolinata de Mogi das Cruzes (GCM) e moradores. O imbróglio teria começado após dois agentes da GCM pularem o muro do condomínio, imediatamente contestados pelo síndico, que discordou da ação. “Os guardas ficaram bravos, mesmo estando errados persistiram no erro agredindo o síndico, sua esposa e o zelador que estava ali apenas para apaziguar”, relata Carina Lima, que presenciou todo o ocorrido.
“Os guardas alegaram que houve desacato por parte do síndico e que iriam conduzi-lo até a delegacia, mas em momento algum houve resistência, ele apenas solicitou que a viatura adentrasse no estacionamento e que ele entraria normalmente”, postou nas suas redes sociais Marcela Santos. Nas imagens postadas por Marcela, aparece o momento em que um dos agentes da GCM empurra a esposa de Francisco Evaldo, síndico do Jundiapeba 4, caindo no chão
Durante o conflito com os guardas municipais, Francisco teve um mal súbito, sendo socorrido pelos próprios agentes até a UPA de Jundiapeba. “A lei proíbe que qualquer pessoa pule muros, isso se chama invasão, por isso contestei, de forma educada e civilizada, não precisava de toda aquela virulência, e além disso não sou bandido para sair algemado”, indigna-se Francisco, que retornou nosso contato por volta das 23 horas de ontem após receber alta.
VERSÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Sempre procurando ouvir os dois lados, o Jornal de Jundiapeba entrou em contato com a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, que emitiu a seguinte nota, abre aspas:
A equipe da GCM estava se descolando para realizar rondas no entorno da UPA, quando presenciou uma venda de entorpecentes ao lado do Jundiapeba 3. Ao presenciar a viatura, o indivíduo pulou para dentro do condomínio Jundiapeba 4 jogando uma sacola lá dentro, a equipe foi atrás e os moradores investiram contra os guardas arremessando pedras e objetos na viatura, inclusive alguns agentes ficaram com escoriações.