
No último sábado 5, duas ocorrências de descarte irregular de lixo e entulho foram flagradas por uma câmera de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI) na avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, no Parque Olímpico, os responsáveis foram autuados em 20 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a R$ 4.766,00, cada.
No dia 26 de março, um outro veículo já havia sido flagrado fazendo descarte irregular no mesmo ponto e o responsável também foi multado. O monitoramento no local, que é próximo ao Ecoponto do Parque Olímpico, continuará sendo feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Segurança. Neste caso, o valor da autuação foi de 50 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a R$ 11.915,00, devido ao tipo de material descartado.
“Este trecho da avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho é um local que historicamente sofre com o problema de descarte irregular, feito por uma pequena parcela de pessoas, mas que traz prejuízo para toda a população e para o meio ambiente. Reforçamos o monitoramento com a participação da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Fiscalização de Posturas. Com o registro da placa do veículo, conseguimos fazer a autuação e punir os infratores”, explicou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
Os flagrantes deste sábado foram registrados às 14h50 e às 15h03 e acompanhados pela câmera de monitoramento. Nos dois casos, os motoristas pararam seus veículos em um ponto afastado da avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho e fizeram o descarte do entulho.
“Este comportamento é um absurdo e não se justifica de maneira nenhuma. O bairro é servido por um Ecoponto, que fica a cerca de 500 metros deste local. Além disso, a Prefeitura disponibiliza toda estrutura para recolhimento e destinação correta do lixo doméstico e faz Operação Cata-Tranqueira para materiais inservíveis. Portanto, não existe justificativa para este comportamento”, afirmou Ito.
O trecho da avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho é um ponto recorrente de descarte irregular de entulho. Para minimizar o incômodo à população, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza a limpeza periódica do local, destinando o material para locais adequados.
A população pode colaborar com o trabalho de fiscalização sobre descarte irregular de lixo e entulho. Para isso, ao flagrar a prática, basta fazer a denúncia pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.