Desde hoje (2) os ecopontos de Jundiapeba e do Parque Olímpico voltaram a receber resíduos de madeira. O descarte do material nos dois locais estava suspenso desde o dia 5 de junho, pois a empresa que prestava o serviço enfrentou problemas devido à pandemia do novo coronavírus e foi obrigada a suspender o recolhimento.
Além da madeira, os ecopontos recebem grande volume de resíduos de construção civil e demolição (entulho), poda de árvores, pneus, móveis velhos, colchões, pilhas, baterias, resíduos metálicos, óleo de cozinha usado, plásticos etc. As unidades atendem apenas os cidadãos, com limite de um metro cúbico por pessoa – as empresas são responsáveis pela destinação de seus resíduos. Em média, as três unidades recebem 400 toneladas de resíduos por mês.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que, desde o dia 16 de maio, os três ecopontos tiveram seu horário de funcionamento ampliado em duas horas. O atendimento agora é das 6h30 às 18h30, e não mais das 8h às 18h, como acontecia até então. O objetivo é aumentar a possibilidade de descarte de materiais recicláveis e, consequentemente, a coleta seletiva na cidade.
Eletroeletrônicos
Os três ecopontos da cidade também começaram a receber o descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos – o atendimento é para pessoas físicas. A iniciativa marcou o início da ampliação da política de logística reversa na cidade, por meio de parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).
O QUE PODE SER DESCARTADO
Ar-condicionado, aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e torradeira, entre outros.
Endereços:
– Ecoponto Jardim Armênia: rua Júlio Perotti, 56
– Ecoponto Parque Olímpico: avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº (esquina com a rua Archimedes Carlos Munford)
– Ecoponto Jundiapeba: rua Manoel Fernandes, 44 (esquina com a avenida João de Souza Franco)
– Os ecopontos abrem de domingo a domingo, incluindo feriados