As academias (que estavam previstas inicialmente para a fase 4 – Verde) poderão reabrir na fase 3 – Amarela do Plano São Paulo devido ao trabalho em conjunto realizado pelos proprietários, o Comitê Gestor de Retomada Gradativa de Atividades Econômicas e a Comissão Especial de Vereadores (CEV) da retomada econômica. Mogi das Cruzes avançou para a fase amarela nesta sexta-feira (10/07) e a reabertura das academias se dará na próxima segunda-feira (13/07), entretanto parcialmente e com restrições.
O trabalho realizado em Mogi das Cruzes foi utilizado como referência para a reabertura das academias em todo o Estado de São Paulo. “Solicitamos ao grupo que fosse feito material técnico e científico para o embasamento deste pedido de reenquadramento. Foi um trabalho em conjunto que beneficiou não só Mogi das Cruzes, como todo o Estado de São Paulo”, disse o vice-prefeito Juliano Abe.
Na reunião online realizada nesta sexta-feira (10/07), os proprietários de academias validaram o protocolo sanitário, que tem como base os documentos do CREF (Conselho Regional de Educação Física) e da ACAD Brasil (Associação Brasileira de Academias) e definiram o horário de funcionamento, que será dividido no período da manhã das 7 às 10 horas e à noite das 18 às 21 horas.
Os estabelecimentos também deverão seguir o que determina o Decreto Estadual nº 65.044 de 3 de julho de 2020, que estabelece que a capacidade máxima seja de 30%, o atendimento seja feito por agendamento e que as atividades sejam individuais.