Os números a seguir correspondem ao ano de 2020. Referentes aos crimes patrimoniais, foram esclarecidos 17 furtos. “Sendo nove a residências, dois a postos de combustível, dois a estabelecimentos comerciais, um em escola e três por fraudes”, lista Alexandre Cavalca, delegado responsável pelo 4º DP em conversa com o Jornal de Jundiapeba.
Além dos crimes mencionados acima, a Polícia conseguiu elucidar onze casos de estelionatos, um de extorsão e dezessete assaltos, todos em Jundiapeba. Entre as vítimas dos assaltantes estão nove transeuntes, sete motoristas de aplicativos e um de táxi. “Ainda tivemos seis receptações resultando em sete recuperações dos bens subtraídos”, complementa Alexandre Cavalca.
Nas operações de combate ao tráfico de drogas, foram efetuadas duas prisões em flagrante, com a apreensão de um adolescente armado que reagiu à abordagem policial. Também foram apreendidos dois veículos utilizados no transporte dos entorpecentes contendo aproximadamente 1800 porções entre cocaína e maconha.
“Conseguimos desvendar duas falsas comunicações de furto de veículos, um incêndio criminoso, quatro atropelamentos com fuga do local do acidente e capturados dois fugitivos homiziados nesta circunscrição. A população pode ter certeza que a Polícia Civil está atuando, nosso trabalho é investigativo, trabalhamos em silêncio, crimes que muitos pensam que ficaram por isso mesmo incansavelmente estamos na captura dos marginais envolvidos, a prova está nos casos dos assaltos a motoristas de aplicativos, que no ano passado teve um surto sendo raro o dia em que crimes dessa natureza não ocorriam, e que agora praticamente foram zerados”, tranquiliza Cavalca.
Ainda em 2020, segundo os números da Polícia, foram elaborados três termos circunstanciados pela prática de jogos de azar com a apreensão de máquinas caça-níqueis.
NÚMEROS DE 2021 E DESATIVAÇÃO DO 4º DP
Até fevereiro deste ano, de acordo com o balanço do 4º DP, foram elucidados dois assaltos a estabelecimentos comerciais de Jundiapeba; três estelionatos (um praticado contra uma idosa); uma recepção e um roubo a motorista. “Esse último dentro do hospital Doutor Arnaldo Pezzutti com grande repercussão na imprensa, o criminoso está em prisão temporária”, destaca Alexandre Cavalca, que finaliza. “Quero confortar a todos que a delegacia de Jundiapeba não será desativada, recebemos esse comunicado da Secretaria Estadual de Segurança.”