Projeto integrado executado em Jundiapeba é destaque em Encontro Brasileiro de Urbanismo Social

NOTÍCIAS

O trabalho de urbanismo social realizado em Jundiapeba foi apresentado no painel temático “Modelos de Gestão e Projetos Urbanos Integrados: Experiências Brasileiras de Urbanismo”

Mogi das Cruzes foi destaque no 2º Encontro Brasileiro de Urbanismo Social, realizado entre terça e sexta-feira (2 a 5/4), em São Paulo. O trabalho de urbanismo social realizado em Jundiapeba foi apresentado no painel temático “Modelos de Gestão e Projetos Urbanos Integrados: Experiências Brasileiras de Urbanismo” e foi discutido por sua abrangência, pela qualidade dos projetos elaborados e pelo alcance dos resultados obtidos. As ações da Prefeitura no distrito incluem intervenções em infraestrutura, mobilidade, educação e primeira infância, entre outras, executadas com base em conceitos como o diálogo e a participação popular (clique no final da página para ver a apresentação em PDF).

O prefeito Caio Cunha afirma que o trabalho realizado em Jundiapeba segue as diretrizes da gestão: “Mogi das Cruzes cresceu nos últimos anos, mas esse crescimento precisa se transformar em qualidade de vida para a população. Este é o objetivo do nosso mandato: temos o compromisso de governar para as pessoas e isso acontece na prática ouvindo os moradores dos bairros. São eles que apontam as necessidades, que se transformam em projetos reais. É o que estamos fazendo em toda a cidade e o caso de Jundiapeba ilustra muito bem este modo de governar”, disse.

A Rede Brasileira de Urbanismo Social é uma entidade formada por especialistas de várias áreas que atuam em cidades de diversas regiões do país, tendo em comum o reconhecimento da necessidade de atingir a redução das desigualdades a partir dos princípios do urbanismo social. O grupo conta com profissionais de Sociologia, Cultura, Ciências Políticas, Arquitetura, Direito, ONGs, coletivos, empresas e poder público, conectados com o propósito de debater e fomentar o tema no Brasil, ampliando o alcance de iniciativas, conectando pessoas e organizações.

O secretário municipal de Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, apresentou o projeto mogiano na quarta-feira (3/4)). De acordo com ele, o trabalho inclui obras estratégicas, como a construção da Escola Viva Jundiapeba e da Praça da Cidadania, ações de revitalização, como a que beneficia o Conjunto Habitacional Bezerra de Mello, e o cuidado com a primeira infância. 

“As ações de urbanismo social estão alinhadas com a visão estratégica da Prefeitura, que consiste em compreender a realidade social do território e atuar para oferecer soluções efetivas aos moradores. Jundiapeba receberá um Plano de Bairro e um Plano Urbanístico Específico (PUE), e na prática o Projeto Viva Jundiapeba reúne diversas ações de zeladoria que vêm sendo executadas nos últimos anos. Trata-se de um instrumento de planejamento de escala local, visando a melhoria das condições de vida da população e do ambiente urbano do bairro, com uma abordagem mais próxima ao território”, comentou. 

Além do secretário mogiano, o painel temático contou também com a apresentação de outras experiências realizadas no Brasil, com as presenças de Claudia Vidigal (Fundação Bernard Van Leer), Nina Rentel (Gerando Falcões), Antônio Padilha (RS Seguro) e Lygia Leite (Instituto Shopping Recife).

Conquistas

Uma importante conquista de Jundiapeba foi o Espaço de Brincar, instalado no Conjunto Habitacional Bezerra de Mello. O trabalho incluiu todo um processo de participação popular, com reforma da quadra, construção de um parque, além de arborização e pintura em colaboração com a população, por meio de dois mutirões. Além disso, também foram instaladas uma academia para a terceira idade, tabelas de basquete, transformação para uma quadra poliesportiva, ações para melhoria de gestão de resíduos do território e realização de arte urbana com artistas locais.

Já o Plano de Bairro vem sendo conduzido pelas Secretarias de Urbanismo e Gestão e Planejamento Estratégico (SEPLAG). O documento prevê o estímulo à intermodalidade, priorizando o transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado, a ampliação da oferta de espaços livres e áreas verdes e de lazer, saneamento do Rio Jundiaí e recuperação as suas margens. O objetivo é promover as funções urbanas e ambientais do seu parque urbano linear, além de reduzir as áreas de risco e recuperar as áreas impróprias para habitação. 

Como parte integrante do Plano de Bairro, encontra-se em desenvolvimento o Plano Urbanístico Específico (PUE) de Jundiapeba, que propõe a implementação de ações a médio prazo, como qualificação os espaços públicos, maior oferta de equipamentos urbanos, estimular a implantação de atividades comerciais, de serviços e industriais de baixo impacto e promover a conectividade urbana em escala local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *