Escola do Legislativo Mogiana

Câmara lança a “Escola do Legislativo Mogiana”

NOTÍCIAS

O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, José Francimário Vieira (PL), o Farofa, lançou na tarde desta segunda-feira, 22, a Escola do Legislativo Mogiana. O evento também contou com as presenças das vereadoras Inês Paz (PSOL) e Priscila Yamagami (PL), integrantes da Comissão Permanente de Educação da Casa de Leis mogiana, bem como os vereadores Edson Santos (PSD) e Bi Gêmeos (PSD).

Poliana de Lima Noronha, servidora efetiva da Câmara de Mogi, foi nomeada como diretora do instituto de ensino, que terá Thiago Antônio Batalha como vice-diretor e coordenador pedagógico. Poliana explicou as metas da entidade educacional. “Pretendemos firmar acordos com a Abel [Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas] e o Interlegis [Programa do Senado que disponibiliza gratuitamente produtos tecnológicos para a modernização, segurança de dados e transparência dos trabalhos nas câmaras municipais e assembleias legislativas]. Temos objetivos de oferecer aulas online e presenciais.”

FOCO NO APRENDIZADO

Thiago contou que, num primeiro momento, os cursos oferecidos em colaboração com instituições externas serão o foco da Escola do Legislativo. “Vamos usar essas parcerias para oferecer cursos prontos que já ficam disponíveis em plataformas digitais. São cursos com professores conceituados que já contam com certificados da ENAP [Escola Nacional de Administração Pública]. Vamos oferecer cursos para servidores, mas também para a população no geral”.

Ainda de acordo com Thiago Batalha, os próximos passos serão a definição do Regimento Interno e a elaboração do Planejamento Pedagógico. “Agora, vamos definir o regimento interno da Escola do Parlamento, bem como o seu planejamento pedagógico. Haverá cursos que abordam temas como gestão pública, orçamento público, cobranças da Prefeitura, assim como assuntos de aprimoramentos internos, como técnicas legislativas para que o servidor da Câmara possa prestar atendimento de excelência. Queremos iniciar as aulas já no segundo semestre agora”, disse Thiago.

APROXIMAR A POPULAÇÃO DA CÂMARA

Por sua vez, Poliana reforçou quais são os propósitos da Escola do Parlamento. “O objetivo principal da escola é aproximar a população, criar uma ponte entre o cidadão e a Câmara, além de capacitar servidores, assessores e vereadores. Os cursos serão definidos durante a elaboração do plano pedagógico. Teremos 90 dias para entregar o Regimento Interno da Escola do Legislativo”.

Ainda, de acordo com Poliana, a iniciativa vai fortalecer ações que a Câmara já desenvolve. “Por exemplo, nosso programa de visitação e o Parlamento Estudantil. A Escola do Legislativo vai fortalecer ainda mais essas iniciativas.”

Farofa disse que a abertura da Escola do Legislativo mogiana será um marco para a trajetória da Casa de Leis. “Hoje estamos realizando um sonho de muitos anos. Nossa equipe visitou escolas parlamentares em todo o estado. Trata-se de um passo histórico, já que vamos abrir novas portas para a cidadania.”

A vice-presidente da Câmara e integrante da Comissão Permanente de Educação da Casa de Leis, Priscila Yamagami, também falou sobre o lançamento. “Estou muito feliz. A escola do parlamento é algo que eu defendo desde a campanha. Esse projeto não começou agora e contou com esforços de outras pessoas, como o ex-vereador Zé Luiz. Abriremos as portas para todos os cidadãos para falar sobre política, cidadania e gestão pública”.

Inês Paz elogiou a iniciativa. “Como diria Paulo Freire, a educação não transforma o mundo, mas transforma pessoas e as pessoas transformam o mundo. Espero que o planejamento pedagógico seja construído coletivamente”.

O vereador Edson Santos foi mais um a endossar a importância do novo espaço de aprendizado. “Tudo que aproxima a população da Câmara terá meu apoio. Esse será um relevante meio de reflexão, informação e aprendizado”.

P

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *